Comendador Orlandino dos Santos

Orlandino dos Santos

Técnico de Segurança do Trabalho

Iniciou sua carreira na Segurança do Trabalho em 1973, como Supervisor de Segurança do Trabalho, Registro profissional MTb: SSMT 3158, na empresa Aeroquip Sulamericana, onde trabalhei nesta função por 15 anos.

Após, trabalhou em outras empresas como Flexa Carioca – indústria de plástico, Stilleletrônica, sempre atuando na prevenção dos acidentes do Trabalho.

Começou a fazer um trabalho voluntário na escola Olga Teixeira de Oliveira, antiga Castelo Branco, em Duque de Caxias – RJ, onde criou a primeira CIPA escolar do Brasil.

Criou também em Duque de Caxias – RJ, o dia municipal de Segurança e Saúde nas Escolas, há aproximadamente 18 anos, que é comemorado anualmente na primeira quarta-feira do mês de maio.

Criou também o dia municipal do Cipeiro que é comemorado anualmente no dia 29/08. Observação: no dia do meu aniversário!

Criou também o dia Estadual do Cipeiro no Rio de Janeiro, que é comemorado também no dia 29/08!

Em São Paulo criou também o dia Estadual do Cipeiro que é comemorado na Segunda Quarta-feira do mês de Agosto.

Idealizou a criação do dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, que é comemorado anualmente no dia 10 de Outubro.

Atualmente está trabalhando para transformar o dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas em dia Internacional.

Já teve reuniões com Diretor da OIT – Martin Georg Hahn, que levou o projeto para a reunião em Genebra.

Já contatou o Consulado Americano no Rio de Janeiro orientado pelo Embaixador dos Estados Unidos para que os EUA crie um dia nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. E já tem reuniões agendadas para tratar do assunto.

Recebeu o prêmio destaque pela revista CIPA, o prêmio amigo da proteção pela revista Proteção e a placa da Fundacentro.

O seu objetivo é criar uma cultura prevencionista nas escolas, para que o índice de Acidente no Brasil e no Mundo, alcance o índice zero, e que cada escola com mais de 600 alunos contrate 1 técnico de segurança do trabalho, e crie também a CIPA nas escolas.

Evento Ganhador do prêmio
2019 Técnico de Segurança do Trabalho