Comendador Maria Helena Palucci Marziale

Maria Helena Palucci Marziale

Enfermeira do Trabalho

Graduada em Enfermagem pela EERP-USP–1983, Especialista em Administração Hospitalar pela Univ. São Camilo–1984, Mestre em Ciências, pela FFCL/USP–1990, Aperfeiçoamento em Ergonomia na École Pratique des Hautes Études-EPHE, França, para capacitação na área de Ergonomia-1990, Especialista em Enfermagem do Trabalho pela EERP-USP–1990, Doutora em Ciências pela EERP-USP-1995, Livre Docente pela EERP-USP-2000 e Professor Titular pela EERP-USP desde 2007.

Inicio da atuação profissional em 1984, como enfermeira do Amb. da empresa JP Ind. Farmacêutica de Ribeirão Preto.

Atual Diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, Membro do Cons. Diretivo do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o desenvolv. de pesquisa em Enf, e de várias outras instituições na área da Saúde Ocupacional, Presidenta do Conselho Diretor da Rev Latino- americana de Enf, Presidenta do Conselho Diretor da Revista SMAD – Álcool e drogas, Editora Associada da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional–FUNDACENTRO, Coordenadora da Coleção Rev@ENFScielo Enfermagem/BIREME/OPAS.

Na Saúde do Trabalhador foi responsável pela formação e orientação de 37 projetos de iniciação cientifica, 17 monografias de especialistas em Enfermagem do Trabalho, 16 mestre, 22 doutores em Ciências entre diferentes profissionais de saúde, de diferentes estados do Brasil, da Argentina, Colômbia e México.

Coordenadora do Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho da USP, desde 1998, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e responsável pela criação da Red Internacional de Enfermería em Salud Ocupacional–REDENSO Internacional, que coordena desde 2014, e que tem membros do Brasil, Chile, México, Portugal, Colômbia, Costa Rica e Perú. Membro da Red de Sauld Ocupacional da Universidade Autônoma do Estado de México.

Atualmente desenvolvo e coordeno a pesquisa multicêntrica: Condiciones de trabajo y salud de los profesionales de enfermería en las Américas”.

Pesquisadora 1A do CNPq, coordeno a Rede de Prevenção de Acidentes de Trabalho– REPAT/USP (http://repat.eerp.usp.br/) desde 2003.

Nos 35 anos de atuação no ensino, pesquisa, atividades de extensão a comunidade e gestão universitária, na área de Saúde do Trab produzi: 202 artigos científicos nacionais e internacionais, 18 capítulos de livros, 42 textos em jornais /magazines/ boletins informativos, 15 Trabalhos completos publicados em anais de congressos, 172 resumos, 78 outras publicações, 54 assessorias prestadas, 5 aplicativos/ferramentas educativas, 50 trabalhos técnicos, 99 participação em bancas de mestrado e 57 em banca de doutorado. Em eventos científicos foram 156 trabalhos apresentados; 315 participações como palestrantes/participante; 48 organizações, criação e manutenção de redes sociais para divulgação de ações preventivas e saúde do trabalhador.

Evento Ganhador do prêmio
2021 Enfermeira do Trabalho